sábado, 30 de outubro de 2010

Paraíba possui a turmalina mais cara do planeta: R$ 100 mil o grama

Domingo, 4 de Maio de 2008 - 11h22


Uma pedra preciosa encontrada somente na Paraíba virou a queridinha de designers de jóias do mundo inteiro. A turmalina paraíba é a turmalina mais cara do mundo e um grama da pedra pode ultrapassar 100 mil dólares (aproximadamente R$ 166,3 mil).

O valor é mais alto do que o de muitas pedras precisas, a exemplo do diamante. Além da mina de São José da Batalha, no interior do Estado, novos indícios da preciosidade surgiram recentemente em uma área próxima – para a alegria de joalheiros e adoradores de jóias.]

O azul incandescente da turmalina paraíba é utilizado pelas grifes mais famosas, a exemplo das brasileiras Amsterdan Sauer e H. Stern, além das internacionais Dior e Tiffay & Co UK.. Fotos de jóias confeccionadas com a pedra ilustram anúncios das joalherias em revistas especializadas nacionais e internacionais.

A turmalina paraíba é praticamente ovacionada em artigo escrito pela editora de Jóias da revista Vogue do Reino Unido, Carol Woolton, e publicado recentemente no site do jornal britânico Financial Times. No segundo parágrafo do texto – que trata das tendências em termos cores de pedras preciosas e semipreciosas – a jornalista questiona o significado da palavra ‘paraíba’.
Leia reportagem completa na edição do Jornal CORREIO deste domingo (4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário