sábado, 30 de outubro de 2010

Estrangeiros contrabandeiam a Turmalina Paraíba de minas de Salgadinh

http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=140212
Segunda, 28 de Junho de 2010 - 14h58

Mineradores a serviço de poderosos grupos econômicos internacionais estão contrabandeando pedras preciosas de minas instaladas no município de Salgadinho, no Seridó da Paraíba.

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (28) no programa CBN-João Pessoa, ancorado pelo jornalista Nonato Guedes, na Rádio CBN (Sistema Correio de Rádio).

Em entrevista a Nonato, a prefeita de Salgadinho, Débora Morais (PSDB), reportava-se às dificuldades inerentes aos municípios quando revelou o contrabando, que implica em imensuráveis prejuízos para a economia do município e do Estado.

Segundo ela, a pedra preferida dos traficantes é a Turmalina Paraíba, uma das mais preciosas do mundo.

A prefeita Débora Morais revelou que vai tentar solucionar o problema através da Justiça, embora essa exploração irregular já se arraste há mais de 40 anos e tem por trás pessoas e grupos poderosos.

Acrescentou que os impostos que deveriam ser pagos pela exploração do minério seriam de grande importância para o desenvolvimento do município e a melhoria de vida dos habitantes.

Ela explicou que os mineradores que exploram as minas e contrabandeiam as riquezas vêm de outros Estados brasileiros e de outros paises, “e não têm qualquer compromisso com o município”.
Wellington Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário