sábado, 30 de outubro de 2010

Jóias com minérios paraibanos se destacam no Salão do Artesanato

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20100112175026&cat=politica&keys=joias-minerios-paraibanos-se-destacam-salao-artesanato

Mais cara que o diamante, a Turmalina Paraíba ainda é pouco conhecida no estado Entre colares, anéis e brincos confeccionados com pedras semi-preciosas e gemas naturais, extraídas no Seridó paraibano, dois minúsculos exemplares de uma pedra azul neon atraem a atenção dos visitantes do XI Salão do Artesanato Paraibano, aberto até o dia 17 de janeiro no Espaço Cultural. A cor neon, resultante da intensidade do azul que oscila entre o turquesa e piscina, é que torna ainda mais rara e cara a Turmalina Paraíba, cujo valor ultrapassa os diamantes.

O preço por quilate pode variar entre 30 e 100 mil dólares, razão pela qual sua comercialização é totalmente voltada para o mercado internacional. De acordo com Vidal Negreiros, artesão da cidade de Picuí, que expõe os exemplares no salão, no Estado a Turmalina Paraíba pode ser adquirida apenas sob encomenda. “Além da raridade com que é encontrada nas minas, o preço final das jóias é muito alto para o consumidor brasileiro” enfatiza Vidal.

Para Agenor Raskoft, natural de Santa Maria (RS), conhecer a pedra que carrega o nome do Estado foi uma surpresa. “Eu vim para levar de lembrança os bordados e rendas, cuja fama eu já conhecia e me deparei com uma preciosidade escondida entre as peças de artesanato”. Apesar das sacolas cheias que levava nas mãos o turista revelou entre sorrisos que “da Turmalina Paraíba levarei apenas a imagem de seu azul incandescente gravada na memória”.

Diante da vocação mínero-econômica da região do Seridó, uma escola de artesanato mineral e lapidação de gemas está em fase de implantação na cidade de Picuí. Vidal Negreiros, além de artesão, compõe a equipe que irá preparar os jovens para trabalhar no ramo. “É importante passar adiante as técnicas e formar pessoal especializado para trabalhar com aquilo que a região oferece como alternativa econômica”, explica Vidal.

Outra notícia boa para os mineradores foi a assinatura na última quinta-feira, 7, pelo governador da Paraíba, do Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana em convênio com o ministério da integração nacional que irá liberar 716 mil reais para aquisição de máquinas e equipamentos para pequenos mineradores vinculados as cooperativas dos municípios do Seridó.

O salão do artesanato, vitrine da produção de jóias e bijuterias com pedras e gemas regionais funciona todos os dias, a partir das 16h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo até o dia 17 de janeiro, em João Pessoa. A entrada é gratuita e o turista pode desfrutar de apresentações culturais realizadas nas instalações do evento, além de uma praça de alimentação com iguarias típicas da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário